O projeto Mãos à Obra idealizado no período pandêmico se iniciou no espaço maker da Coordenadoria de Projetos, baseado na política dos 5Rs (reduzir, repensar, reutilizar, recusar e reciclar), no consumo consciente dos recursos e na redução da quantidade de resíduos gerados.
Além de contribuir para o reaproveitamento de resíduos, promove o desenvolvimento de novas habilidades e perspectivas, saúde mental e momentos de interação e aprendizado.
O projeto é desenvolvido pela equipe técnica do Programa Comunidade Escola, que visita os faróis conforme a programação pré-agendada. Os materiais e propostas são levados e utilizados nos espaços presentes nos faróis, onde os usuários podem elaborar a proposta e usar como utensílio, enfeite ou até mesmo aproveitar a ideia para uma possível proposta de geração de renda, um dos eixos do PCE.
A prática dos 5Rs nos faz tomar atitudes proativas em relação aos cuidados com o planeta: rever hábitos, estilo de vida e consumismo. O Projeto Mãos à Obra, além de reaproveitar resíduos na confecção de objetos artesanais decorativos, colocou em prática as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o 12 (Consumo e produção responsáveis), e os princípios da Cidade Educadora (Item 11).
Para o mês de maio a programação estará ainda mais especial, pois contará com a participação das artesãs do Projeto Artesão, que ministrarão as oficinas.
A programação do projeto pode ser consultada no site da Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas. Para saber mais clique aqui.