Plantio de Morangos no Projeto Horta em Ação!

30/08/2021 13:58:00 Publicado por:  Fabiana dos Santos de Souza

O Projeto Horta em Ação realizado na Escola Municipal Professora Joana Raksa, regional Tatuquara, situada na rua Francisca Beralde, no bairro da Caximba há duas semanas vem desenvolvendo trabalho de plantio de morangos.

A professora Regina da Sala de Recursos do período vespertino, propôs em seu planejamento a leitura do livro: O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO, autores: Don e Audrey Wood, ilustrador: Don Woodpor “ Esta é uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho que protagoniza as cenas tenta esconder um morango maduro de um grande urso que, aliás, não aparece na história.”

A equipe do Programa Comunidade Escola, a professora Regina e o senhor Gilmar (voluntário da escola) se mobilizaram para oportunizar aos estudantes o plantio de morangos na horta.

Através do Sr. Gilmar, tivemos acesso ao produtor de morangos em estufas que faz parte da comunidade, o Sr. Anderson, que doou para a escola mudas desta planta para que os estudantes possam acompanhar seu desenvolvimento até a formação do fruto.

Os estudantes da professora Janete, turma da manhã, plantaram as mudas em vasos sustentáveis de feltro e a turma da tarde fez o plantio nos blocos de cimento que sustentam os canteiros da horta.

O jardim da Unidade Escolar também foi decorado com as mudas doadas, o Sr. Anderson também presenteou o Projeto com um plástico suspenso de morangos com folhas, flores e frutos para os estudantes cultivarem o fruto, o mesmo foi afixado em paletes pintados de branco e decorados com os vasos de feltro.

Os estudantes, com o acompanhamento e orientação das professoras, cuidam e observão diariamente o desenvolvimento dos morangueiros.

Fonte:  Gerente do Programa Comunidade Escola | Autor:  Alessandra Leal Sieno