Registrar

Coordenadoria de Projetos marcando presença no Dia Internacional das Cidades Educadoras

07/12/2021 13:42:00 Publicado por:  Fabiana dos Santos de Souza
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Tendo como lema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás” o Dia Internacional das Cidades Educadoras, comemorado em 30 de novembro, foi marcado por ações desenvolvidas em diferentes locais de Curitiba. E neste dia tão especial, a Coordenadoria de Projetos se fez presente com atividades esportivas, musicais, plantio de mudas de flores e exposição de trabalhos. Algumas destas atividades foram realizadas na Rua XV de Novembro, bem no Centro de Curitiba. Neste ponto turístico da cidade, as pessoas que por ali circulavam tiveram de oportunidade de levar para casa uma muda de flor, plantada ali mesmo em vasinhos com motivos natalinos. Também foi momento de parar um pouquinho para ouvir algumas canções apresentadas pelas Bruxas do Bosque Alemão e de prestigiar a mostra de artesanato dos povos Guarani e Kaingang que juntamente com os Xetá, formam a população indígena do estado do Paraná, povos estes, que merecem ter valorizada e respeitada suas tradições e sua diversidade cultural. Já no espaço do Curitiba Rugby Club, tivemos a presença de cerca de 105 estudantes das escolas municipais CEI Professor José Wanderley Dias, Professor Herley Mehl e Cel. Durival  Britto e Silva, participando do 18º Festival Interescolar do Projeto VOR – Vivendo o Rugby. Foi um momento de matar a saudade deste esporte que já faz parte dos projetos desenvolvidos pela Gerência de Projetos Educacionais e ainda de mostrar que o esporte se integra perfeitamente com o propósito de uma Cidade Educadora. E claro, a música não podia ficar de fora desta grande festa! No auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, tivemos a participação do Coral da EM Pref. Omar Sabbag. O grupo constituído por 35 vozes é regido pelos professores Lilian Dalcol e Pedro Brauza. Com o título “Canta Planeta Terra: todo território é uma canção” esta cantata teve como proposta contribuir na ampliação da diversidade cultural de estudantes e comunidade, apresentando canções tradicionais de diversas nacionalidades. 

Mas você pode estar perguntando... O que é uma Cidade Educadora? E Curitiba, é uma Cidade Educadora?

A definição que resume este título vem da Associação Internacional de Cidades Educadoras, que menciona as cidades como educativas por si, e tornam-se educadoras quando assumem essa intenção, consciente de que suas propostas têm consequências em atitudes e convivências e geram novos valores, conhecimentos e habilidades.

E sim... Curitiba é uma Cidade Educadora, e se orgulha deste título recebido em outubro de 2019. Curitiba é uma cidade comprometida que relaciona a educação como responsabilidade da sociedade, tratando o assunto como um processo amplo que envolve a todos e oferece oportunidades de interação entre seus habitantes em espaços que propiciam a educação formal e informal.

E então? Esta notícia deixou um “gostinho de quero mais” não é mesmo?  Fica a dica...não perca tempo, participe das ações que nossa cidade proporciona, visite, conheça mais de perto nossa amada Curitiba, que tem  tanto a oferecer e faça sua parte na construção e desenvolvimento desta Cidade Educadora!

Fonte:  Coordenadoria de Projetos | Autor:  Ana Luiza Guimarães Gorski
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes