Os moradores da comunidade do entorno da Escola Municipal Mansur Guérios, juntamente com a equipe do Programa Comunidade Escola e Equipe Diretiva, iniciaram esta semana a colheita de verduras e legumes cultivadas na horta da escola. Esta fica localizada na Estrada Velha do Barigui, aproximadamente há 13 quilômetros do Centro de Curitiba. Com o envolvimento das famílias, seguindo os protocolos sanitários, foi possível plantar e agora colher alface, rúcula, berinjela, quiabo, couve, almeirão, cebolinha, beterraba, pimentão e salsão.
Além das hortaliças, são cultivadas plantas medicinais tradicionais, que normalmente são utilizadas como infusão (os chás), como hortelã, malva, boldo, alecrim, erva-doce, camomila, guaco entre outras.
Também temos a colheita de ervas aromáticas, para dar aquele toque especial nas refeições, como o nosso tão queridinho orégano e o manjericão verde e roxo que, além de trazer sabor aos pratos, compõe nosso Jardim de Mel, pois, nossas abelhinhas sem ferrão adoram as flores brancas desta planta da família Lamiaceae.
Com ajuda de nossos voluntários, os canteiros ficam cada dia mais bonitos, quem desejar, pode trazer uma muda para a horta e leva outra para plantar em casa.
Assim como os demais espaços de cultivo com o apoio do Município, o projeto Horta em Ação é resultado de um trabalho conjunto da Comunidade com o Poder Público. A horta tem um papel que vai além do cultivo de hortaliças saudáveis para o consumo próprio. Também torna-se uma atividade terapêutica, de relaxamento, economia doméstica na compra desses produtos, bem como outros benefícios como, educação ambiental, educação alimentar e sustentabilidade. “Esse projeto extrapola os muros da escola. É como uma arte pintada por várias mãos; são de toda comunidade”, resume Andrea Barletta.